06-10-2010
O ensino médio atual no Brasil está falido! Esse modelo que não forma para trabalho, nem para a Universidade, nem para a Vida está fadado ao fracasso! Eu defendia a Federalização da Educação no sentido de algo como um Sistema Único de Educação em que os professores seriam todos funcionários da União lotados em escolas (prédios) dos Estados e Municípios com padrões de qualidade nacionais. Não acredito mais nisso! A solução passa por federalizar tudo!
Não é a toa que está havendo todo esse investimento na Rede Federal de Educação Tecnológica com a ampliação do número de IFET’s (antigos CEFET’s e Escolas Técnicas Federais). O Ministério da Educação já chegou a conclusão que esse nosso sistema atual de ensino médio está falido mas não tem a coragem de dizer a sociedade e aos professores que não tem mais jeito! O modelo de Ensino Médio Integrado Técnico Federal é o que vai e precisa substituir esse modelo atual de Ensino Médio que não funciona! Os Professores do Ensino Médio atual são extremamente esforçados e grandes guerreiros! A culpa não é deles! Os jovens usam a desculpa que o que lhes é ensinado não vai servir para a Vida! Os políticos demagogos usam isso para se autopromover! A verdade é que esses jovens não querem e não tem capacidade de usar o que os professores ensinam para ser tornarem membros produtivos e que contribuam para uma melhor sociedade.
Cabe agora aos bons professores de ensino médio das redes públicas não-federais encararem que o ensino médio se encontra em fase de transição e fazerem todo o possível para darem o melhor deles enquanto o modelo atual não se extingue e lutar pela expansão do novo sistema. Que sejam implantados campis de IFET’s em todas as cidades, que hajam Colégios Militares em cada capital do país, que sejam criados Colégios de Aplicação em todas as Universidades Federais. O caminho é se federalizar tudo o que se puder!
Os Estados e Municípios não possuem competência para cuidar de Educação! Enquanto não consigo migrar definitivamente para a Rede Federal de Ensino Médio continuarei lutando todo o dia para tentar pelo menos educar os meus alunos do Ensino Médio atual para a Vida, já que o Ensino Médio atual não forma para o trabalho e os alunos não querem estudar para serem futuros universitários!
* Professor de Escola Pública
Nenhum comentário:
Postar um comentário